Bem-vindos ao Fórum da Leitura Orientada

Responder
econde
Mensagens: 1
Registado: sexta set 10, 2021 5:21 pm

Bem-vindos ao Fórum da Leitura Orientada

Mensagem por econde »

Caros professores,

É com satisfação que o PNL2027 disponibiliza este fórum de apoio à implementação de práticas pedagógicas no âmbito da Leitura orientada e dos Contratos de leitura, contribuindo para a recuperação das aprendizagens e, desta forma, para a consecução das metas definidas no Plano Escola+.

Pretende-se dar voz a todos e a cada um, para que, em conjunto, temas, projetos, práticas, dúvidas, sugestões, documentos, recursos... possam ser divulgados, partilhados, (re)utilizados e discutidos.

Desta forma, espera-se promover o acesso ao saber e à cultura, reforçando a missão do PNL2027: valorizar o livro, a leitura e a cultura, em todas as suas dimensões.

Este fórum é vosso. Usem-no!

Teresa Calçada / Elsa Conde
GraciosaReis
Mensagens: 1
Registado: sexta set 17, 2021 7:28 pm

Re: Bem-vindos ao Fórum da Leitura Orientada

Mensagem por GraciosaReis »

Boa tarde,

Agradeço este espaço de partilhas.

Bom ano a todos e Boas leituras,

Graciosa Reis
Professora bibliotecária
Escola Secundária Poeta Al Berto, Sines
Isabel
Mensagens: 1
Registado: terça set 28, 2021 9:38 pm

Re: Bem-vindos ao Fórum da Leitura Orientada

Mensagem por Isabel »

Bom dia
Muito obrigado por este espaço de partilhas!
Uma das coisas que me questionaram foi "qual a lei ou decreto lei que nos indica a 1 hora de leitura no 1 ciclo"
Não soube responder! Se me puderem ajudar agradeço. :shock:
jorge.borges
Mensagens: 13
Registado: quinta set 09, 2021 11:29 pm

Re: Bem-vindos ao Fórum da Leitura Orientada

Mensagem por jorge.borges »

Isabel Escreveu: terça set 28, 2021 9:56 pm Bom dia
Muito obrigado por este espaço de partilhas!
Uma das coisas que me questionaram foi "qual a lei ou decreto lei que nos indica a 1 hora de leitura no 1 ciclo"
Não soube responder! Se me puderem ajudar agradeço. :shock:
Muito obrigado pela pergunta, Isabel.

A questão de “...uma hora de leitura no 1.º ciclo“, como bem refere, é uma medida do *Plano Escola+ 21/23 (https://escolamais.dge.mec.pt/)* e tem cobertura legal por via da legislação que institui essa ação: Portanto, não se tratando de uma medida obrigatória, tem inequívoca cobertura legal.

"No quadro do plano de recuperação de aprendizagens, propõe-se que os docentes deem um enfoque prioritário à leitura orientada na sala de aula, dedicando uma hora a esta atividade, diariamente no 1.º ciclo e semanalmente no 2.º ciclo", de acordo com as orientações disponibilizadas pelo PNL2027 no documento que pode ser lido aqui: https://bit.ly/3kQe7sz

Espero ter respondido... :)

Escola+ 21/23
Escola+ 21/23
Captura de ecrã 2021-09-29, às 15.44.59.png (30.08 KiB) Visto 49496 vezes
Responder